sexta-feira, 11 de setembro de 2009

As invasões bárbaras





O que foram as as invasões bárbaras?



Havia séculos que as
tribos de guerreiros de compridos cabelos louros vindos do Leste da Europa e do Norte prosperavam nas fronteiras do Império Romano. Alguns desses guuerreiros eram designados por Germanos ou... Bárbaros.

Os Romanos e os Bárbaros viveram em paz até ao fim do século IV. Em 375, uma terrível tribo de guerreiros nómadas vindos da Ásia caiu sobre a Europa. Chamavam-se Hunos, eram comandados por Átila, um chefe sanguinário, e semearam o pânico em toda a Europa.






Porque é que chamaram Bárbaros a esses invasores?
Os Romanos deram-lhes esse nome porque os Germanos não falavam grego ou latim. Quando se exprimiam, os Romanos não os entendiam e ouviam apenas sons que pareciam com «bar-bar-bar...»
Foi por isso que lhes deram o nome de Bárbaros.



Como é que viviam os bárbaros?
Eram camponeses que viviam em aldeias, cultivavam trigo, cevada, e criavam gado. A cevada servia para o fabrico de cerveja e as vacas forneciam-lhes leite e manteiga. Os Romanos, que bebiam vinho e cozinhavam em azeite, achavam-nos repugnantes.


Como se desenrolaram as invasões bárbaras?
Átila e os Hunos atacaram o Leste da Europa, pelo que os Bárbaros que aí se encontravam foram expulsos para o Ocidente. Cada povo Bárbaro partiu numa direcção diferente: os Anglos e Saxões foram para Inglaterra, os Alamanos para a Alemanha, os Francos para a Gália, os Burgundos para a Burgonha, os Ostrodos para Itália e os Visigodos para Aquitânia, Espanha e Portugal. Foi assim que no século V a Europa se diviu nos reinos que iriam dar origem aos países de hoje.


Porque é que os Hunos metiam tanto medo?
Os Hunos vinham da Sibéria. Eram baixos e corpulentos, montavam cavalos pequenos mas rápidos, e atacavam de repente soltando gritos. Eram hábeis no tiro com arco e tinham flechas feitas com pequenos ossos pontiagudos.
Lançavam machados sobre os inimigos, apanhavam-nos com laços ou trespassavam-nos com lanças. O mundo tremia na sua frente!



Como é que os Hunos foram vencidos?
Ninguén lhes resistia e chegaram à Gália por volta do ano 450. Os Bárbaros e os Romanos
uniram-se contra eles. A batalha, que envolveu mais de 100 000 guerreiros, teve lugar em 20 de Junho de 451 numa grande planície perto de Troyes. Átila foi vencido, morreu dois anos depois, e os Hunos tiveram de se ir embora.









Nenhum comentário:

Postar um comentário