terça-feira, 8 de setembro de 2009

A Idade Média



O que foi a Idade Média?
A Idade Média durou 1000 anos. Começou no ano de 476, por altura da queda do império Romano, e terminou em 1492 com a descoberta da América.
Foi uma época de catedrais, de castelos, de heróis e de fadas, mas também de guerras, de doenças, de fomes, de bruxas e de bandidos!
Foi também a época em que se fixaram as fronteiras entre os nossos países, durante a qual desenhámos as paisagens actuais e em que nasceram as nossas cidades.





Porque é que lhe deram o nome de Idade média?

Foram os sábios do Renascimento que a designaram assim por corresponder a uma era que se encontrava a meio caminho da Antiguidade, que admiravam, e a sua própria época. Durante a
Antiguidade tinham surgido grandes pensadores, as pirâmides do Egipto e os templos gregos.Por seu lado, o Renascimento foi a era das descorbertas e das invenções. Para os sábios desse tempo, a Idade Média fora uma época intermédia em que não acontecera nada de interessante!



Porque é que nem tudo foi negro na Idade Média?

Foi a época em que surgiu a Europa actual, em que nasceram as línguas que falamos hoje, em que a agricultura se desenvolveu e a fome diminuiu.
Na Idade Média também foram invetadas muitas coisas: o leme dos navios, a charrua, a imprensa, o solfejo, os óculos, os moinhos, os relógios e até os bancos... isto sem esquecer a arte de construção de catedrais e castelos, as iluminuras dos livro e os vitrais...



Porque é que na Idade Média nem tudo foi bom?
Não acredites que a Idade médiatenha sido povoada apenas por dragões, fadas, bruxas, princesas nas suas torres e cavaleiros sem mácula! Essas histórias foram inventadas pelos poetas (os trovadores) da própria Idade Média. Na realidade, a vida dos cavaleiros não era assim tão gloriosa, os homens e mulheres casavam-se sem se poderem escolher e as pretensas bruxas eram queimadas em fogueiras.



Porque é que existiam três tipos de pessoas?
Haviam os que trabalhavam, camponeses e artífices, os que rezavam, padres e frades, e os que combatiam, os cavaleiros nobres. Essas eram as três «ordens» da sociedade. No seu conjunto, os nobres e religiosos não formavam mais do que 2% da população. Os outros 98%, os trabalhadores, eram muito mal vistos apesar de serem eles quem alimentava o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário